Sistema Acadêmico WebMail

Notícias

Abertura da Exposição Nossa luta: a perseguição aos Negros no Holocausto na FACASC, em parceria com a Associação Israelita Catarinense




Dia 14 de outubro de 2019, foi aberta, com sessão solene no auditório da FACASC, a importante exposição que traz a história, pouco conhecida, dos negros no holocausto. Como colocou o Dr. Pe. Edinei da Rosa Cândido, o evento traz uma mensagem fundamental de paz, compreensão e acolhimento aos excluídos. Esta mensagem foi enfatizada por todas as autoridades presentes. AProfa. Regina Célia da Silva Suenes (Secretaria de Desenvolvimento Social), representou o Governo do Estado e destacou as ações de inclusão.

Em nome da prefeitura de Florianópolis, o Sr. Juninho Mamão (COPPIR, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção de Igualdade Racial) e a Profa. Roseli Pereira (FCFFC, Fundação Cultural Franklin Cascaes) também salientaram a importância da mostra.O Sr. Marcos Canetta, do Instituto Liberdade, relembrou a trajetória de lutas e conquistas da entidades sociais em prol dos Direitos Humanos.Finalizando, o diretor do Museu do Holocausto em Curitiba, Sr. Carlos Reiss, apresentou um importante apanhado sobre a curadoria de exposição. Conforme colocou Carlos,“O holocausto é um fato histórico que serve como exemplo para combater as injustiças ainda atuais e para promover a tolerância.

Encerrando a abertura, a vice-presidente da AIC, Associação Israelita Catarinense, Profa. Ethel Scliar Cabral, salientou a relevância desta parceria, em que escolas de toda a região terão oportunidade para que jovens estudantes vivenciem o contato com episódios tão marcantes.

A exposição fica aberta até o dia 30 de outubro de 2019.

Agendamentos para grupos e informações por e-mail: secretaria@aic-sc.org.br  ou por whats: (48) 991827040

Legenda fotos:

Foto 1 Abertura oficial. Carlos Reiss, dir. Museu do Holocausto (e) e Dr. Pe. Edinei da Rosa Cândido, dir. FACASC. (d).

Foto 2 Solenidade de abertura. (esquerda para direita). Marcos Canetta (Inst. Liberdade), Pe. Edinei da Rosa Cândido (FACASC), Ethel Scliar (AIC), Marcos Reiss (Museu do Holocausto), Roseli Pereira (Fundação Franklin Cascaes); Regina Célia da Silva Suenes (Secretaria de Desenvolvimento Social) e Juninho Mamão (COPPIR).

Foto 3. Pe. Edinei da Rosa Candido dando entrevista para jornalismo da NTSC.

Foto 4. Visitante na exposição.

Foto 5. Grupo de visitantes.