Núcleo de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso prepara o Dia da Tolerância
O Núcleo de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (Nedir) da Faculdade Católica de SC (FACASC) reuniu-se no dia 14 de agosto, em Florianópolis, para definir os primeiros detalhes do Dia da Tolerância, evento que acontece neste segundo semestre na capital catarinense.
Participaram da reunião líderes de diferentes religiões, entre eles católicos, protestantes, a sacerdotisa da Umbanda Kátia Regina Luz e Ethel Scliar Cabral representando a comunidade judaica. A FACASC foi representada pelos professores Renatus Porath, coordenador do Nedir, Celso Loraschi e Pe. Admir Eing, responsável pela disciplina de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso.
Os membros do Nedir estabeleceram o tema para o Dia da Tolerância: “Religiões e tolerância: Bem viver, bem conviver em tempos de radicalismos". Também ficou definido que a intenção é promover o evento no centro ecumênico da Universidade Federal de SC (UFSC), em Florianópolis.
Antes do Dia da Tolerância, o Núcleo fará uma nova reunião, em 23 de outubro. Uma liderança espiritual indígena Guarani será convidada a participar desse novo encontro, para colaborar como a visão desse povo para o evento.
Renatus Porath, professor da FACASC e pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), explica que o Nedir está se expandindo como uma atividade de extensão da Faculdade. Um projeto de iniciação científica está sendo executado no âmbito do Núcleo, pelo estudante Tiago Ghisolfi, sobre Ecumenismo entre Igreja Católica e Assembleia de Deus. Assim, pesquisa e extensão marcam a atividade do Núcleo.
Na foto, alguns membros do Nedir.