Projeto quer reciclar 80% dos resÃduos produzidos na FACASC
Preservar o meio ambiente é uma obrigação de cada cidadão. O Papa Francisco alertou, em sua primeira encíclica, que “os humanos estão transformando a Terra em uma imensa pilha de lixo”.
Atenta a esta questão, a Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC) desenvolve desde 2017 o Programa de Sustentabilidade Socioambiental, do qual o Projeto Reciclar faz parte. O objetivo é encaminhar para a reciclagem 80% o total de resíduos gerados pela Faculdade.
O Projeto, iniciado neste ano, mobiliza alunos, professores e o corpo administrativo para dar destinação correta aos resíduos produzidos dentro da sede da FACASC, em Florianópolis. Para tanto, foram instaladas lixeiras coletoras seletivas na sala de conveniência, recepção e corredores da Instituição.
Agora, papel, plástico, papelão, latinha, vidro, lacres de alumínio e tampas de embalagens são coletados separadamente e destinados para reciclagem. Resíduos especiais, como equipamentos de informática, pilhas, lâmpadas e baterias, são encaminhadas aos postos de recolhimento. O resíduo orgânico vira adubo para horta e jardim, depois de passar pela compostagem. Somente os rejeitos, como papel de banheiro, guardanapo usado e toalha de papel usada, chegam à coleta municipal.
Conscientização
A Diretoria da FACASC lembra que o sucesso do Projeto Reciclar depende da conscientização e comprometimento de todos os atores envolvidos no processo. Por isso, convoca seu corpo de alunos e funcionários a aderir à ideia, fazendo cada um a sua parte no sentido de dar a destinação adequada aos seus resíduos, principalmente os gerados dentro da Faculdade.
"Docentes, discentes e corpo administrativo devem estar conscientes da importância de suas ações para a melhoria do meio ambiente, pois não basta inserir em seus currículos temas relacionados à sustentabilidade, é necessário que suas ações tenham reflexos na melhoria do meio ambiente", contextualiza a Diretora Acadêmica da FACASC, Patrícia Schmidt Hahn de Lima.