FACASC recebe Certificado de Acessibilidade em suas edificações
No mesmo dia do 50º aniversário do Ato Constitutivo da Fundação Dom Jaime de Barros Câmara, a Faculdade Católica de Santa Catarina, que é filial da fundação, recebeu o deferimento do Processo n° 134380/2020, onde conquistou a Certificação de Edificação Acessível para o edifício da instituição de ensino superior.
A certificação comprova a adequação das edificações à acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, e quem expede o Certificado de Acessibilidade é a Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Confira os espaços da mobilidade do interior da instituição de ensino que são adaptados para pessoas com deficiência física, visual e baixa visão e o laudo da certificação de acessibilidade da FACASC:
- Pisos táteis e distribuição de espaços de circulação adaptados para cadeirantes e cegos;
- Banheiros acessíveis;
- Mobiliários para atendimento ao público;
- Rotas e rampas de acesso, placas e sinalização no interior do estabelecimento;
- Equipamentos eletrônicos adaptados - Laboratório de informática e biblioteca;
- Vagas de estacionamento exclusivas;
- Elevador de acesso;
- Escadas com antiderrapantes, sinalização e corrimão de apoio para segurança
De acordo com o Laudo para Certificação de Acessibilidade, apresentado nos termos do Decreto 16.698-2016:
“A edificação pertencente à Fundação Dom Jaime de Barros Câmara, onde está instalada a FACASC, foi construída há mais de 40 anos, sendo que no ano de 2013 a instituição teve seu projeto n. 61355 de acessibilidade aprovado pela Prefeitura de Florianópolis, para atender as diretrizes determinadas pela NBR9050/2005.
Desse modo, a edificação passou por reformas, sendo instalado elevador que possibilita acessibilidade aos pavimentos superiores, formando assim uma rota acessível, como também foram construídos banheiros em todos os andares da edificação, específicos para portadores de deficiência e mobilidade reduzida.
Executou-se as instalações de sinalização podotáteis, corrimãos nas escadas, como também adequação do mobiliário para atender à legislação vigente. Ocorre que no ano de 2020, a NBR9050 passou por alterações, assim, neste laudo serão apontados os espaços e equipamentos que foram executados e que estão em conformidade com a NBR9050/2020.
Desde já, afirma-se que a instituição vem se aprimorando a fim de ter a certificação de acessibilidade, quanto aos espaços mobiliários e equipamentos, portanto, confirma-se que a edificação apresenta requisitos suficientes para obtenção do certificado de acessibilidade.”
Responsável pela análise: Arquiteta Melissa Gerente | Matrícula 33721-8 | Setor de Análise de Projetos / SMDU
A FACASC mantém o compromisso de buscar e executar todas as mudanças físicas e pedagógicas necessárias para modernização de suas instalações, metodologias e processos, contribuindo sempre para o bem-estar e crescimento de seus alunos e dos demais envolvidos na instituição