CPA: COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

De acordo com o Ministério da Educação, nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Aquela obedecerá às seguintes diretrizes:

I – constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;

II – atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

Tem por finalidade elaborar e desenvolver junto à comunidade acadêmica, à administração e aos conselhos superiores da Faculdade uma proposta de autoavaliação institucional, além de coordenar e articular os processos internos da avaliação da Faculdade de acordo com o projeto aprovado, dentro dos princípios e diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Uma das grandes responsabilidades da CPA da Facasc está na preparação e aplicação da Autoavaliação a todos os níveis e com todos os atores institucionais. Mais do que isso, baseando-se nos dados coletados nos questionários, a Comissão, uma vez identificadas as potencialidades e fragilidades da IES, parte para o planejamento de estratégias para melhorias necessárias. Tais estratégias são repassadas aos gestores (Direção) visando a uma transformação efetivada através de ações concretas.

 

 

E-mail da CPA:cpa@facasc.edu.br