A Biblioteca Dom Afonso Niehues, foi criada juntamente com o Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC), em 1973. O acervo inicial foi constituído pela pequena Biblioteca do Paulinum, o Seminário Provincial Catarinense, então localizado em Curitiba, extinto naquele ano.

Durante vários anos, a Biblioteca contou com o serviço voluntário dos próprios alunos do Instituto assessorado por alguns professores.

A partir de 1989, contratou-se uma funcionária estável. Entre 1997 e 1998, sob a coordenação do Pe. Agenor Brighenti, o acervo foi informatizado, o serviço de empréstimo tornou-se automatizado, e passou-se a contar com os serviços de uma bibliotecária.

Fundos gestionados pela Fundação Porticus e pelo Secretariado para América-Latina, da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, possibilitaram a duplicação do acervo, que hoje conta com aproximadamente 33000 volumes.

Dentre as obras de estima institucional, estão os livros pessoais do Pe. Paulo Bratti, mentor e primeiro diretor do ITESC (in memoriam), de Dom Afonso Niehues, arcebispo de Florianópolis que foi grande incentivador (in memorian), e de Dom Orlando Brandes e Dom Juventino Kestering, que deixaram a docência em virtude de suas nomeações como bispos.

OBJETIVOS

A Biblioteca da FACASC objetiva principalmente:

a)  Apoiar a comunidade acadêmica interna e externa em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

b) Prestar serviços aos alunos, professores, funcionários e pesquisadores.

c)  Ampliar, organizar e preservar as obras do acervo.

MISSÃO

A missão da Biblioteca da FACASC é subsidiar as atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais da comunidade acadêmica, oferecendo serviços informacionais com excelência, a fim de superar as expectativas de seus usuários.

ACERVO

O atual acervo é composto por:

  • Monografias: livros, teses, Dissertações, Anais de Congresso.
  • Periódicos: revistas especializadas e jornais (possui assinaturas/permutas, acessos de periódicos especializados, correntes, sob a forma impressa ou virtual, de mais de 50 títulos distribuídos entre as principais disciplinas do curso, a maioria deles com acervo atualizado em relação aos últimos 03 anos).
  • Obras de referência: dicionários gerais e especializados, enciclopédias, índices, bibliografias, arquivo de assuntos especiais.

Notícias da Biblioteca