CANTO E MÚSICA NA LITURGIA LITÚRGICA É TEMA DE AULA INAUGURAL

A aula inaugural do segundo semestre da FACASC – Faculdade Católica de Santa Catarina aconteceu hoje, dia 27 de julho, teve como tema “Música na liturgia”. A aula foi proferida pelos professores Pe. Dr. Rafael Aléx Lima da Silva e pelo Msc. Luiz Eduardo.
Pe. Rafael Aléx, doutor em liturgia pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo (Roma), tratou sobre a dimensão teológica da música litúrgica. Iniciou respondendo às perguntas “o que, quem, onde, quando e como” se celebra. E a partir desses elementos ofereceu critérios para o canto e a música na liturgia. Tratou ainda sobre a importância da inculturação e sublinhou a importância do ministério da música e do canto. Lembrou que “os cantores e músicos fazem parte da Assembleia e isso deveria transparecer também espacialmente. Sendo parte da Assembleia participam da comunhão no momento determinado pela liturgia, não fazem show, não se impõem a esperar aplausos”.
O Prof. Luiz Eduardo, Músico, Compositor da CNBB, regente e ministro da música, Assessor e Coordenador do Setor de Música e Canto Litúrgico da Arquidiocese de Florianópolis, focou o tema em sua dimensão prática, compartilhando experiências e questões de ordem pastorais sobre a música ritual litúrgica. Munido de um teclado, fez os alunos interagirem com canções clássicas em nossas liturgias. De forma bem humorada chamou atenção sobre os clássicos erros na escolha de cantos, sobretudo aqueles que rezam heresias ou cultuam floreios intimistas.